A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) consiste num veículo de intervenção pré-hospitalar, concebido para o transporte rápido de uma equipa médica directamente do hospital ao local (domicílio ou via pública) onde se encontra o doente.
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Nacional de Socorro "112". São transferidos para os CODU os pedidos de socorro efectuados por aquela via, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde. O seu funcionamento é assegurado ao longo das 24 horas do dia por uma equipa de profissionais qualificados (médicos e operadores) com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e envio de meios de socorro. Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros) seleccionados com base na situação clínica das vítimas, com o objectivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo. Existem 4 CODU no território nacional: Porto, Coimbra, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.
A VMER pertencente ao HSFX-CHLO foi inaugurada em Julho de 1991, sendo a 2ª VMER de base hospitalar em Portugal, logo após a inauguração da VMER do Hospital Conde Castro Guimarães, actual Hospital Dr José de Almeida - Cascais. |